Avó de colega do Nível 5B dá aula para a turma sobre o Egito

12 de setembro de 2019

Para o segundo semestre de 2019, as crianças do Nível 5B da Educação Infantil escolheram “O Egito e suas curiosidades” como tema do projeto da turma. Após conversas, discussões e exploração de materiais, a turma demonstrou interesse por dois temas para o novo projeto de estudos. A escolha final foi na quarta-feira, 14 de agosto,  partir de uma votação na qual cada criança argumentou sobre sua escolha e sugeriu algumas perguntas para serem investigadas ao longo do semestre.

Na manhã de terça-feira, 20 de agosto, a turma construiu pirâmides com Lego. As crianças sortearam cartas com número e, em seguida, pegaram a quantidade de peças de acordo com o número sorteado. A atividade finalizou com a produção de desenhos das construções.

Na sexta-feira, 23 de agosto, as crianças foram à Biblioteca fazer pesquisas sobre o Egito. Elas selecionaram livros, realizaram leituras e pegaram emprestadas algumas obras para compor o canto do projeto na sala de aula.

Na terça-feira, 27 de agosto, a turma fez mais descobertas sobre as pirâmides. As crianças assistiram a um vídeo sobre como elas foram construídas e exploraram as letras da palavra. Depois, foram ao Espaço Maker com a professora de Língua Inglesa Aura Alibio e produziram uma pirâmide com peças de Tangran.

As crianças foram ao Laboratório de Química na terça-feira, 10 de setembro, para uma atividade que envolveu conhecimentos de Química e História. Após uma aula sobre algumas curiosidades do Egito com a auxiliar de ensino do Laboratório de História, Fernanda de Amorim, a turma realizou a experiência da mumificação da maçã. Em pequenos grupos, as crianças fizeram uma mistura de sal e bicarbonato de sódio, fizeram furos na maçã e “mergulharam” a fruta na mistura criada. Depois de 40 dias será possível ver o resultado.

Na quarta-feira, 11 de setembro, a turma fez uma viagem ao Egito Antigo com os óculos de realidade virtual. As crianças “visitaram” o Rio Nilo e observaram a vegetação e os animais. A atividade foi realizada em parceria com o setor de Tecnologia Educacional (TE).

A avó do colega Henrique Bakos visitou a turma na quinta-feira, 12 de setembro. Margaret Marchioli Bakos, graduada e pós-graduada em História, é professora da Universidade Estadual de Londrina, e contou para as crianças sobre as visitas já realizadas para o Egito, onde ela fez pesquisas sobre o tema. Margaret escreveu, ainda, diversos livros sobre o Egito, como “Fatos e Mitos do Antigo Egito”, “Egiptomania. O Egito no Brasil”, “O que São Hieroglifos”, “O Povo da Esfinge”, entre outros.