Nível 5A aprende sobre o mar e o oceano no Lab. de Geografia

10 de setembro de 2019

Na volta do recesso escolar, no início de agosto, o tema “praia” esteve presente na fala das crianças do Nível 5A da Educação Infantil. Nas rodas de conversas, quando questionadas sobre o que gostariam que fosse o assunto do projeto, novamente a turma comentou que tinha interesse em estudar sobre a praia. A professora da turma, Carla Curzio, convidou a turma para refletir sobre o que então poderia ser abordado com esse tema, elegendo, assim, o mar e o oceano. Para a escolha do nome do projeto, foi feita uma votação com base em sugestões dadas pelas crianças. O mais votado foi “Curiosidades do mar e do oceano”.

Na segunda-feira, 26 de agosto, a turma observou imagens de diferentes praias do Brasil. As crianças conversaram sobre as semelhanças e as diferenças entre os lugares e, depois, construíram o painel do projeto. Em grupos, elas pintaram o mar, o oceano, o caule e as folhas dos coqueiros e a areia, e fizeram colagens na produção. O painel ganhará outros elementos conforme o desenvolvimento do projeto.

Uma visita ao Laboratório de Biologia foi feita na segunda-feira, 02 de setembro. As crianças aprenderam algumas curiosidades sobre as conchas, entre elas a de que as conchas não podem ser retiradas do ambiente marinho, já que o cálcio delas serve de alimento para outros animais, como as tartarugas.  Além disso, a turma conversou sobre a importância de não deixar o lixo na praia e as consequências desse ato na vida marinha.

As crianças foram ao Laboratório de Física na quarta-feira, 04 de setembro, e aprenderam como se formam as ondas, o que são as correntezas e por que a água do mar é salgada e não “tem fim”. Os professores Gentil Bruscato, do Laboratório de Física, e Rute Roveda, do Laboratório de Química, finalizaram a atividade com uma experiência de formação de ondas em um grande aquário.

Na segunda-feira, 09 de setembro, as crianças foram ao Laboratório de Geografia aprender sobre o mar e o oceano. Na terça-feira, 10/09, eles explicaram para os colegas que não estavam presentes todas as descobertas feitas.