Personagens do livro “O Cortiço” ganham perfis no Instagram

15 de agosto de 2019

Os estudantes da 2ª série do Ensino Médio estão lendo o livro “O Cortiço”, de Aluísio de Azevedo, como parte das leituras obrigatórias do 2º trimestre. A professora de Literatura, Karina Predebon, lançou um desafio às turmas para avaliar a leitura: em duplas, os estudantes deveriam criar um perfil de um dos personagens da obra no Instagram. O projeto teve início no início do mês de julho e finalizará na próxima semana. “Já faço esse tipo de atividade há uns cinco, seis anos. Utilizei primeiro o Facebook, depois o Twitter, mas o Instagram é uma rede social que acompanha o ritmo da obra, que é acelerado”, contou.

A professora também tem um perfil no Instagram: ela é o autor do livro, Aluízio de Azevedo e comenta, curte e publica fotos também. Para que as publicações dos personagens tenham um sentido cronológico, foi organizado um cronograma de leitura com os estudantes. Semanalmente, eles deveriam ler de cinco a seis capítulos e postar nos perfis dos personagens os acontecimentos do que foi lido. Por turma, há cerca de 15 perfis criados. Os personagens foram sorteados em sala de aula. “Percebo que, de fato, os estudantes se envolvem. Eles interagem, comentam nas publicações dos colegas. São muito criativos! Consegui juntar algo clássico, que é o livro, com algo muito contemporâneo para eles, que é a rede social”, afirmou Karina.

As postagens são realizadas durante as aulas. “Eu leio muito, sou uma leitora voraz, mas tem muita gente que não lê, não gosta. E esse projeto, de unir o livro com o Instagram, foi muito bom. Mesmo quem não gosta de ler, acaba se envolvendo com o livro e com o personagem. Parece que estamos ‘dentro’ da história”, avaliou Paula Fernanda Failace Antunes de Oliveira, estudante da 2ª série A.