#FarroupilhaInvestiga é a nova campanha do Colégio

5 de agosto de 2019

Na volta às aulas do segundo semestre, 05 de agosto, o Colégio lançou a sua nova campanha de relacionamento, a #FarroupilhaInvestiga, que tem como objetivo apresentar o resultado de alguns projetos de pesquisa de estudantes dos Anos Finais e do Ensino Médio que buscaram respostas a perguntas que impactam o mundo.

Foram selecionados 12 projetos de pesquisas realizados em 2018. Já que o mundo é movido por perguntas, o conceito da campanha busca mostrar que antes de toda a grande descoberta há um “o quê? ”, um “por quê? ” ou um “como? ” e que o Farroupilha incentiva os seus estudantes a questionarem possibilidades no encontro de respostas para questões que instigam a humanidade. A campanha contou com a parceria da Agência Bistrô.

Acesse o hotsite da campanha e site mais: www.farroupilhainvestiga.com.br

Atividades especiais nas salas de aula e nos recreios

Da Educação Infantil ao Ensino Médio foram pensadas em ações relacionadas à campanha. As crianças da Educação Infantil montaram quebra-cabeças feitos sobre os projetos científicos dos estudantes. Em parceria com a equipe de Recreação, as turmas do Ensino Fundamental – Anos Iniciais também brincaram com os quebra-cabeças, além de se divertirem com a “Trilha das Descobertas”, um jogo que relacionou os temas das perguntas. Já na ação “Perguntando por aí”, tag’s foram distribuídas em alguns espaços do Colégio com perguntas e respostas sobre algumas curiosidades do Farroupilha e do mundo.

Nos recreios dos Anos Finais e do Ensino Médio, os estudantes encontraram a “Ilha de Projetos”. Cada trabalho recebeu um espaço com objetos ligados ao tema e os estudantes participaram de um quiz de perguntas sobre o assunto dos projetos de pesquisa. Ao acertarem as questões, os estudantes receberam bottons da campanha.

O mascote do Grêmio Estudantil Farroupilha (GEF), o Gefferson, também se envolveu no lançamento da campanha. Ele teve um espaço próprio para que todos os estudantes o conhecessem melhor. Também nos recreios foi montado um palco, em parceria com a Guitarríssima Escola de Música, para que os estudantes revelassem os seus talentos musicais.

Conheça os projetos de pesquisa da campanha:

Como o espaço urbano influencia na vida das abelhas?
Autores: Caroline Van Den Mosselaar Nunnenkamp (3ª série A) e Juliana Van Den Mosselaar Nunnenkamp (3ª série B)

Analgésicos podem se tornar viciantes?
Autores: Laura Schirmer Silva (3ª série E), Diana Baptista Ghisleni (3ª série C) e Gabriela Ponte de Mattos (3ª série E)

Como um avião de 400 toneladas pode sair do chão?
Autores: Arthur Coltro de Andrade (2ª série E), João Felipe Corrêa da Cunha (2ª série D), Lucas Kremer Ruschel (2ª série D) e Martin Vargas Fernandez (2ª série D)

A acidez da chuva na água impacta o desenvolvimento das plantas?
Autores: Bruno Almeida da Silveira (3ª série A), Santhiago Dória de Oliveira Lautert (3ª série A), Tiago Gonçalves Matte (3ª série A) e Denis Ying Kit Yeh (3ª série A)

As moedas virtuais vão tomar o lugar do dinheiro em papel?
Autores: Theo Ahrends Marques (3ª série E), Antônio Pandolfo Gregianin (3ª série E) e Rodolfo Ryff Moreira Friedrich (3ª série E)

De geração em geração, qual a influência das gírias na comunicação?
Autores: Manoela Blanke Américo (2ª série D), Mariana Patulé Vieira (2ª série D) e Nathália Baltar Rocha (2ª série D)

É possível desenvolver um método para detectar fraude no leite?
Autores: Fabiana Luft Bavaresco (2ª série B), Aline Pereira Lovato (ex-aluna), Fernanda Luft Bavaresco (2ª série B) e Maria Eduarda Baroni da Rosa (2ª série B)

É possível existir vida em Marte?
Autores: Rodrigo de Oliveira Gualdi Ferreira da Silva (2ª série D) e Simone Da Rocha Prange (2ª série D)

Como fazer jovens leitores se interessarem por velhos clássicos?
Autores: Nailê Cardoso Melo (8º ano B), Giovanna Andrade Gianlupi (8º ano B), Marina Wesendonck Branco (ex-aluna), Milena Leonel Venturini (8º ano B) e Ailen Victory Alvarez (8º ano B)

A leitura obrigatória pode ser uma leitura satisfatória?
Autores: Isabela Blotta de Bellis (8º ano A), Maria Clara Tigre Machado (8º ano A), Marina Ligocki Graziottin (8º ano D) e Rachel Grahl Baptista (8º ano A)

Quando uma língua é extinta, o que acontece com a nossa?
Autores: Fernanda de Freitas Pilau (1ª série B), Frederico Hellwig Valerio (1ª série B), Matheus Zanella Allem (1ª série B) e Henrique Ruschel Meine (ex-aluno)

Como tornar o descarte de lixo ainda mais eficiente?
Autores: Daniel Kroeff (8º ano A), Eduardo Schuh da Trindade (8º ano A), Henrique Silva Sangiovanni (8º ano A) e Nícolas Azevedo Caetano (8º ano A)