“Vamos descobrir o fundo do mar?” é o projeto do Nível 4C

19 de julho de 2019

Na semana iniciada em 22 de abril, a turma do Nível 4C da Educação Infantil deu início ao projeto “Vamos descobrir o fundo do mar?” com uma conversa sobre a importância da preservação do meio ambiente, como ter cuidado para não poluir o oceanos. As crianças também construíram, com materiais recicláveis trazidos de casa, animais do fundo mar que querem pesquisar. A atividade foi complementada com livros de histórias e para pesquisas.

Uma visita ao Laboratório de Biologia na segunda-feira, 29 de abril, serviu para que a turma observasse algumas partes de animais do fundo do mar, como os dentes de tubarão e os cascos de tartarugas.

A turma foi novamente ao Laboratório de Biologia na segunda-feira, 13 de maio, para esclarecer outras dúvidas, especialmente sobre as cobras do mar, as águas-vivas e as plantas marinhas. As crianças puderam, ainda, observar outros animais marinhos, como as estrelas do mar, as plantas aquáticas, os polvos, as lulas e os corais.

Na quinta-feira, 30 de maio, as crianças realizaram uma saída de estudos para o Museu da PUCRS e analisaram as cerdas da baleia e o granizo do leão-marinho e passearam por vitrines com conchas, peixes e corais. A turma aproveitou a visita para conhecer outros espaços do Museu, como o Show de Eletrostática, os dinossauros e os planetas.

Na segunda-feira, 24 de junho, as crianças visitaram o Jardim dos Sentidos. Lá, observaram os peixes que ficam no aquário, analisando a anatomia e características das espécies. Também exploraram os elementos disponíveis no espaço, criando novas possibilidades com os materiais de descarte criativo, caminhando, tocando no tapete ou apenas descansando em um dos locais do jardim.

Na quarta-feira, 03 de julho, as crianças observaram com uma lupa algumas características dos peixes, como as brânquias, as nadadeiras, os olhos, os dentes e as línguas escamosas. Além disso, a turma aprendeu que as nadadeiras superiores e inferiores são um recurso de defesa dos peixes.

Para concluir as atividades do projeto, as crianças analisaram os materiais do canto do projeto, dialogaram sobre as descobertas feitas e construíram tartarugas e peixes com materiais variados, ao longo da semana de 15 de julho. Já na semana seguinte, para celebrar o projeto, a turma preparou uma pizza de sardinha e assistiu um vídeo sobre a vida marinha.