Farroupilha conquista bronze em olimpíada de matemática no Japão

19 de julho de 2019

A estudante da Laura Schirmer Silva, da 3ª série E do Ensino Médio, conquistou medalha de bronze na World Mathematics Invitational (WMI), competição internacional de matemática que aconteceu entre os dias 15 e 19 de julho em Fukuoka, no Japão.

“Ter tido a oportunidade de experienciar o que vivemos na última semana foi simplesmente incrível. Fomos com o objetivo de realizar a prova da olimpíada, a qual nos desafiou em diversos aspectos. Contudo, além de termos participado de uma das competições mais prestigiadas e reconhecidas mundialmente, o que eu considero como principal conquista dessa viagem foi a imersão em uma cultura extremamente rica e diferente da nossa. Conhecer novas formas de viver e de pensar é realmente um privilégio que faz qualquer um crescer e evoluir”, destacou a estudante.

Além de Laura, representaram o Colégio os estudantes Daphine Duarte Possebom, da 2ª série B, Gustavo Prado Vares, da 3ª série C, e Giovanna Focking Pagnoncelli, da 2ª série C, acompanhados pela professora do Laboratório de Matemática, Alessandra Dornelles.

“Mais uma competição asiática incrível. Cada Olimpíada tem as suas características e os estudantes do Farroupilha voltam com mais uma experiência na bagagem”, afirmou a professora.

O convite para a WMI surgiu após ótimo desempenho na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras, na qual estudantes do Farroupilha conquistaram mais de 200 medalhas. Clique aqui para saber mais.

A WMI é uma iniciativa conjunta da Asian Math Sci League, Thai Talent Training Malaysia Mathematics Society e Edukultur Indonésia. Da edição de 2019, participaram mais de 3 mil estudantes de 17 diferentes países. O Farroupilha foi a única escola representante do Rio Grande do Sul entre as nove instituições que compuseram a delegação brasileira.

HISTÓRICO DE PARTICIPAÇÃO EM COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS

Esta é a quarta vez que estudantes do Colégio viajam para olimpíadas internacionais. A primeira oportunidade foi em 2016, quando 13 estudantes do Ensino Médio estiveram na 22ª Olimpíada Internacional de Ciências, Matemática, Habilidade Mental e Eletrônica (QUANTA 2016), na Índia. Em 2017, um grupo de nove estudantes da 3ª série do Ensino Médio participou da Asia International Mathematical Olympiad (AIMO), na Malásia e voltou para Porto Alegre com quatro medalhas de bronze, duas de prata e um troféu de melhor estudante brasileiro. Já em 2018, a AIMO aconteceu na Tailândia e, dos 13 estudantes do Ensino Médio que foram para a olimpíada, nove ganharam medalhas: duas de prata e sete de bronze.