“Pequenos bichinhos e seus encantos” é o projeto do Nível 2B

18 de julho de 2019

Na manhã de quarta-feira, 24 de abril, as crianças do Nível 2B participaram de uma atividade do projeto da turma, “Pequenos bichinhos e seus encantos”. A turma visitou o Recanto dos Animais da Educação Infantil e conheceu o coelho, os patos, entre outros. Depois da visita, os pequenos fizeram uma pintura embaixo da sombra da figueira do seu animal preferido.

Na semana de 13 de maio, as crianças fizeram várias atividades sobre o tatu-bola de jardim. Na segunda-feira, 27, a turma visitou o Laboratório de Biologia para aprender sobre as minhocas. Os pequenos viram os animais de perto e molharam a terra.

Durante a semana iniciada em 03 de junho, a turma fez caminhos de minhoca com os dedos na areia colorida na mesa de luz, observou o tatu-bola com uma lupa e o colocou no jardim para morar junto com a cebolinha plantada pela turma. Também passeou no jardim do colégio, procurando pequenos bichinhos com o auxílio de lupas, onde encontraram formigas e mosquitos.

Já na segunda-feira, 10 de junho, as crianças do Nível 2B e do Nível 5B se reuniram para conversar sobre os projetos das turmas. O Nível 5B falou de suas aprendizagens sobre as abelhas, mostrou livros, colmeia e contou uma história criada pelo grupo. Já as crianças do Nível 2B contaram sobre as minhocas, mostraram os trabalhos que foram confeccionados em sala e um favo de mel. No final, as duas turmas confeccionaram máscaras de abelha.

Na semana 24 de junho, a turma aprendeu sobre abelhas. As crianças exploraram a cera da abelha; provaram favo de mel; observaram, com uma lupa, as características de uma abelha; brincaram de polinizar, usando as máscaras confeccionadas com o Nível 5; coloriram flores; e construíram, coletivamente, um favo de mel, onde foi deixado mel para todos provarem e levarem um pouco para casa.

No Laboratório de Biologia, as crianças tiveram a oportunidade de observar alguns dos pequenos bichinhos do projeto pelas lentes do microscópio. Imagens impressas ficaram disponíveis para que as crianças pudessem manusear e explorar o material.
 Após apresentar um vídeo de borboletas, a professora de Artes Visuais Claudia  Costa confeccionou com a turma uma grande borboleta coletiva com técnicas de pintura e colagem. Depois, as crianças foram convidadas a fotografar umas às outras, transformando-se em coloridas borboletas.
No encerramento do projeto, a nutricionista do Colégio, Joseane Mancio, criou alguns dos bichinhos estudados com frutas variadas. Logo depois, os pequenos puderam degustar a culinária.