Projeto do Nível 2A aborda o que faz bem para o corpo

18 de julho de 2019

As crianças do Nível 2A da Educação Infantil estão realizando muitas descobertas com o projeto da turma, “O que faz bem para o nosso corpo”. Na manhã de terça-feira, 21 de maio, a nutricionista do Colégio, Joseane Mancio, foi até a sala de aula dos pequenos para conversar sobre a importância da alimentação saudável. Em seguida, ela fez uma série de desenhos com frutas para que as crianças degustassem.

Já na quinta-feira, 23 de maio, os pequenos aprenderam os cuidados com os dentes. Eles colocaram dentro de um envelope de plástico transparente uma imagem da boca com os dentes e desenharam as bactérias com um marcador de quadro branco.

Na quarta-feira, 29 de maio, as crianças realizaram o plantio de manjericão.

Na quinta-feira, 30 de maio, os pequenos utilizaram uma folha transparente e marcadores de retroprojetor para desenhar o rosto do colega.

Na segunda-feira, 03 de junho, os pequenos estiveram no Laboratório de Biologia e conheceram o boneco anatômico e o esqueleto humano. A auxiliar de ensino do Laboratório, Francielly Ferreira, mostrou a posição dos órgãos, a comparação de tamanhos e cores e o maior osso do corpo.

Já durante a Oficina de Criação da terça-feira, dia 11 de junho, as crianças tiveram uma divertida experiência sensorial que exercita o reconhecimento corporal: pintar com os pés envolvidos em plástico bolha.

Na segunda-feira, 24 de junho, os pequenos receberam a visita do pai do colega Richard, o médico Charles André. Ele falou para a turma que o médico é um amigo das crianças e que ajuda a cuidar do corpo. O médico também mostrou algumas imagens de bactérias, reforçou a importância de lavar as mãos e trouxe alguns acessórios que ele utiliza. No final, as crianças puderam escutar o coração usando o estetoscópio.

No encerramento do projeto, a turma visitou o Laboratório de Biologia para observar e analisar no microscópio as bactérias das mãos, dos pés, do nariz e das orelhas, que foram coletadas dos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.  Os pequenos fizeram um desenho coletivo da observação. No retorno para a sala de aula, as crianças colocaram a imagem de uma mão dentro de um plástico transparente e desenharam bactérias, que foram removidas usando um borrifador de água e esponja. O kit foi levado para casa.