Projeto do Nível 5A é “Quem trabalha numa cidade?”

17 de julho de 2019

As crianças do Nível 5A da Educação Infantil estão desenvolvendo o projeto “Quem trabalha numa cidade? ”, no qual aprendem sobre diferentes profissões. Na sexta-feira, 10 de maio, receberam a visita da dentista Cíntia Echel, mãe do estudante Benjamim, que conversou com a turma sobre os cuidados com os dentes e esclareceu dúvidas sobre a profissão.

Na segunda-feira, 13 de maio, a turma foi até a Biblioteca Kids ouvir a história “Borba, o gato”, da autora Ruth Rocha.

Na quinta-feira, 30 de maio, a mãe do colega Pedro Schröder, Roselaine, que é pediatra, visitou a turma e respondeu a alguns questionamentos das crianças, como “o que tem dentro do crânio?”, “o osso rádio é importante?”, “por que a gente desmaia?” e “por que a gente vomita?”. Ela mostrou uma animação sobre os órgãos e trouxe aparelhos para as crianças examinarem os colegas. Antes da visita, a turma esteve na Clínica Médica da Minicidade e explorou o otoscópio, estetoscópio, termômetros e outros aparelhos que os médicos utilizam nos seus atendimentos.

Na semana seguinte, no dia 06 de junho, o Colégio recebeu a “visita” de um caminhão do Corpo de Bombeiros, que ficou estacionado no Campão. As crianças tiveram a oportunidade de ouvir as explicações do bombeiro, fazer perguntas e vestir alguns equipamentos. Depois da atividade, a turma fez uma mistura de cores para reproduzir o fogo e um “jogo das sílabas”.

Na quarta-feira, 19 de junho, a madrinha da colega Júlia Troviscal Marques, Lica, que é anestesista, esteve com as crianças e explicou um pouco sobre a sua profissão. Ela trouxe luvas, toucas e máscaras. A turma fez a montagem da palavra “anestesista” de forma coletiva e, depois, cada criança mencionou outras palavras que começavam com a letra inicial da palavra.

O pai do colega Eduardo Bonato Tarso, Lissandro, visitou a turma na segunda-feira, 24 de junho, e falou sobre a profissão de cirurgião. Ele apresentou um vídeo e trouxe uma perna confeccionada de meia e algodão para simular, junto com as crianças, uma sutura.

Dois veterinários visitaram a turma na quinta-feira, 27 de junho. Além disso, as crianças puderam trazer os seus bichinhos de estimação. A Maria Eduarda Shen Lee Krenzinger trouxe o seu hamster; a Germana Riffel, o Matheus Canabarro e a Maria Augusta Oliveira os seus cachorrinhos; e o Pedro Schröder e o Pedro Duquia os seus peixes. Os profissionais também responderam a algumas perguntas da turma sobre os animais.

Já na quarta-feira, 03 de julho, os pais do colega Pedro Duquia, Marcelo e Tatiana, e a mãe da colega Anita Chiapinotto, Débora, vieram conversar sobre a profissão de advogado. Eles trouxeram o Código de Conduta e Convivência do Colégio e fizeram uma analogia com a Constituição Federal, destacando os direitos e deveres das pessoas e mostraram um vídeo explicativo.

Na segunda-feira, 08 de julho, as crianças receberam a visita da esportista Fernanda Oliveira, mãe da Roberta. Ela falou para a turma sobre como é velejar profissionalmente, a rotina de treinos,  a importância de comer alimentos saudáveis e também contou sobre as olimpíadas das quais participou, além de mostrar sua medalha.

Para falar sobre a profissão de analista de sistemas, a Jacqueline, que é mãe do colega Pedro Kuplich, esteve com a turma na quarta-feira, 10 de julho.  Ela mostrou um vídeo em que o analista de sistemas atua no armazenamento de dados das informações relativas a uma propriedade agrícola. A profissional também mostrou a empresa e as marcas para a qual trabalha. As crianças ficaram impressionadas por serem marcas conhecidas delas.
Já na quinta-feira, 11 de julho, a turma recebeu os artistas Jackson e a Juliana. O Jackson apresentou um vídeo em que aparecia pintando a fachada de um prédio e a Juliana mostrou algumas peças para as crianças verem. Depois, todos colocaram a mão na massa: utilizaram spray para pintar uma tela e modelaram pratos, xícaras, tartarugas e outros objetos com argila.
Na segunda-feira, 15 de julho,  as mães dos colegas Vicente e Vitória, Mariana e Raquel, conversaram com as crianças sobre as profissões de engenheira civil e engenheira agrônoma. Elas trouxeram curiosidades sobre a importância do solo, das máquinas, dos números e das ações sustentáveis. Raquel trouxe alguns tipos de sementes, apresentou um vídeo contando como é o trabalho do engenheiro agrônomo e presenteou a turma com sementes de feijão.  Já Mariana mostrou os tipos de construções, os materiais e equipamentos usados nas obras e deu de lembrança para as crianças uma mini trena.
Já na terça-feira, 16 de junho, a Michele e o Dieter, que são administradores de empresa e pais da colega Eduarda conversaram com a turma sobre essa profissão. Depois, convidaram as crianças para uma atividade prática que apresentou de forma bastante lúdica alguns princípios do empreendedorismo:  cada uma devia decorar um cupcake para um colega do grupo de mesa. Para isso, as crianças foram incentivadas a questionar as preferências do amigo escolhido e vender a ele o doce. O pagamento? Um abraço.