Farroupilha é finalista de prêmio nacional de inovação em educação

17 de julho de 2019

O Colégio Farroupilha é um dos 18 finalistas da terceira edição do Desafio Diário de Inovações, promovido pelo portal de inovações em educação Porvir e pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). Este ano, foram inscritos 319 relatos de professores de todas as regiões do país.

O projeto que representa o Farroupilha no Desafio é o Crianças de outros países, desenvolvido pela professora Cátia Mata com a turma do Nível 4C da Educação Infantil de 2018. A proposta surgiu a partir da curiosidade da turma de saber mais sobre como é ser criança em outro país. Por meio das atividades do projeto, a turma pode conhecer formas de interação e brincadeiras de diferentes nações, como França, Alemanha, Japão e Estados Unidos.

As vivências aconteceram durante cerca de três meses em diferentes ambientes: na sala, no pátio, nas aulas especializadas (Inglês, Oficina de Criação, Música e Educação Física), nos Laboratórios de História e Geografia, em casa com a família. A partir do livro Vida de Criança da autora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen e da composição de Jair de Oliveira, da música Normal é ser diferente, as crianças compartilharam experiências e expressaram “que cada um é de um jeito”, incentivando a boa convivência.

Combinando tecnologia ao projeto, houve chamadas de vídeo com crianças sobre a infância em outros países, nos quais primos e familiares das crianças da turma, que residem e estudam no exterior compartilharam como é a escola e o cotidiano da infância em outros lugares do mundo.