“Os cinco sentidos e muitas descobertas” é o projeto do Nível 1D

16 de julho de 2019

As crianças do Nível 1D da Educação Infantil estão desenvolvendo diferentes propostas relacionadas ao projeto da turma, “Os cinco sentidos e muitas descobertas”.

Na quinta-feira, 16 de maio, as crianças descobriram novas tinturas a partir de alguns alimentos, como a beterraba e o espinafre. A atividade contemplou algumas propostas do projetooportunizando que as crianças degustassem os legumes e observassem sua transformação de estado ao passar pelo liquidificador. Depois, exploraram a pintura com a tintura preparada e com os pedacinhos de beterraba.

Já entre as descobertas da semana iniciada em 03 de junho, estão a degustação de diferentes frutas, realizada no dia 05, na qual as crianças trabalharam diferentes sentidos ao observarem a cor (visão), a textura (paladar), o odor (olfato) e o sabor (paladar) desses alimentos; e no dia 06, fizeram uma exploração no espaço das figueiras e no recanto dos animais com “lupas” construídas por elas com papel celofane. A atividade possibilitou que eles observassem a natureza e a mudança de cores do natural para o colorido provocado pela lupa.

Na terça-feira, 11 de junho, as crianças exploraram a pintura com gelo colorido. A proposta proporcionou à turma conhecer a consistência do gelo e sua temperatura, observando também, a coloração que ele soltava ao ser manipulado.

Os pequenos tiveram, também, uma experiência de exploração de bolinhas de gel. Após manusear,  sentindo a consistência e a temperatura, as crianças realizaram transposições com colheres e potinhos, exercitando a motricidade fina e o equilíbrio e observando as grandezas do cheio e do vazio ao transpor as bolinhas.