“Pintores do Nível 3” é o projeto do Nível 3C

10 de julho de 2019

Nesta semana, as crianças do Nível 3C da Educação Infantil deram início aos estudos do projeto da turma, “Pintores do Nível 3”, que surgiu a partir das inquietações sobre as tintas, as cores e o uso do pincel e do avental. Diversas obras, artistas e pintores estão sendo estudados pela turma: Romero Brito, Leonardo da Vinci, Eduardo Kobra (que realizou uma intervenção artística no novo prédio do Colégio) e a bisavó de um colega. Além disso, as crianças realizaram pinturas nos cavaletes e a aula de Educação Física aconteceu em frente ao mural de Eduardo Kobra.

Na tarde de terça-feira, 07 de maio, a turma visitou o Laboratório de Física para aprender sobre o arco-íris. As crianças descobriram que a luz do sol, ao refletir na água, forma as cores do arco-íris e que ele é formado por sete cores.

Uma visita ao Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) na tarde de quinta-feira, 16 de maio, serviu para que as crianças, acompanhadas por instrutoras do Museu, aprendessem sobre as condutas que devem ser adotadas no local e como apreciar as obras. A turma observou, também, as criações de alguns artistas, entre eles Portinari, além de outras exposições do Museu.

Na sexta-feira, 31 de maio, a turma e os colegas do Nível 4E receberam a visita do artista Gustavo Corrêa, o Gusco Art, que é ex-aluno do Farroupilha. Ele conversou com a crianças sobre Pop Art e apresentou alguns dos seus quadros. Ao final da atividade, o artista distribuiu gravuras de suas obras e um cartão postal. As crianças também fizeram um cartão e deram uma lembrança em agradecimento.

Para concluir o projeto, as crianças prepararam um vernissage, com diferentes produções artísticas realizadas por eles nas aulas, além de um coquetel com pratos preparados pela turma. A mostra, que aconteceu na terça-feira, 09 de julho, contou com a presença das famílias. Na abertura da atividade, as crianças cantaram a música Aquarela e contaram para os familiares sobre o que aprenderam ao longo do projeto.