Projeto dos pequenos do Nível 2C estuda os animais

5 de julho de 2019

Na tarde de quarta-feira, 24 de abril, os pequenos do Nível 2C da Educação Infantil deram início ao projeto da turma, “Animais e seus sentidos: descobrindo o mundo com os bichinhos”, com uma visita ao Recanto dos Animais. As crianças observaram as características dos coelhos, dos patos e da galinha e fizeram algumas perguntas relacionadas à audição das galinhas, aos olhos vermelhos do coelho e ao nariz do pato. Depois de conheceram um pouco sobre a alimentação dos animais, como eles tomam banho e dormem, as crianças fizeram um piquenique.

Na quarta-feira, 29 de maio, as crianças conheceram a história “A visão do Pavão”, que explora o pavão, o sentido da visão, as formas geométricas e as cores. A turma também visitou o Laboratório de Matemática para explorar as formas com jogos de encaixe, trabalhar as cores e classificar os jogos.

Já na semana de 10 de junho, as crianças ouviram a história “O paladar do urso polar” e puderam experimentar os sabores doce, ácido, amargo e salgado, em uma atividade de degustação e reconhecimento dos sabores, com a nutricionista do Colégio Farroupilha, Joseane Mancio. A especialista também conversou com a turma sobre a importância de uma alimentação saudável e sobre como os alimentos fazem bem para o corpo.
Na tarde de quarta-feira, 19 de junho, as crianças foram até o Laboratório de Biologia explorar os animais e os cinco sentidos. Utilizando a audição, foram capazes de identificar diferentes sons de animais e fenômenos da natureza (vento, chuva, trovão). Trabalhando a visão, exploraram as cores e formas de um desenho, encontrando diferentes animais. Por fim, com uma caixa fechada as crianças tinham que adivinhar o que tinha dentro apenas com o toque, explorando o tato.

Na sexta-feira, 21 de junho, os pequenos experimentaram beterraba cozida, observaram a sua cor antes e após ser batida no liquidificador, sentiram o seu cheiro e as suas texturas. Logo após, eles realizaram a pintura com as mãos, desenhando e carimbando na folha branca.

Na terça-feira, 02 de julho, as crianças exploraram os sentidos na Oficina de Criação. Com plástico bolha nos pés, elas puderam caminhar na tinta e sentir as bolhas estourando.