Projeto do Nível 3B é sobre Bichos com Penas

4 de junho de 2019

“Como nascem os passarinhos?”, “Todos os bichos de penas têm asas?”, “Como eles conseguem voar?” foram algumas das perguntas que as crianças do Nível 3B fizeram à professora do Laboratório de Biologia, Tanilene Persch, em atividade realizada na manhã de terça-feira, 23 de abril. A turma foi até o Laboratório uma conversa sobre as aves, relacionada ao projeto “Bichos com penas”. Lá, puderam, ainda, observar ovos, pés, bicos, penas de pássaros e até ninhos de João-de-barro. Elas também aprenderam sobre um bicho que tem asa, mas não é ave: o morcego.

Na segunda-feira, 29 de abril, as crianças instalaram casinhas para pássaros em alguns pontos dos pátios da Educação Infantil. Durante a atividade, conversaram sobre que tipos de pássaros poderiam se abrigar nas casinhas e sobre algumas caraterísticas das aves. As casinhas foram pintadas pelas crianças em sala de aula, na sexta-feira, 25 de abril.

Já na sexta-feira, 17 de maio, as crianças fizeram uma saída de estudos para a Quinta da Estância Grande. Lá, observaram pavões, araras, tucanos, galinhas, perus, urubu-rei, patos, gansos, codornas e diferentes tipos de ovos.

Para descobrir como os pássaros voam, as crianças foram até o Laboratório de Física, na quarta-feira, 22 de maio. Lá, o professor Gentil Bruscato fez uma experiência com uma máquina de vento, uma bola de isopor e uma folha para explicar como os pássaros voam e como eles conseguem voar.

Na sexta-feira, 24 de maio, a turma foi ao Laboratório de Matemática para explorar os tamanhos pequeno, médio e grande a partir de figuras de animais com penas.

Na terça-feira, 04 de junho, os pequenos participaram de uma oficina de culinária. A nutricionista do Colégio, Joseane Mancio, explicou a importância dos ovos na alimentação. A turma explorou os ovos de galinha e codorna e prepararam uma omelete que foi servida no lanche.