Projeto do Nível 3B é sobre Bichos com Penas

24 de maio de 2019

“Como nascem os passarinhos?”, “Todos os bichos de penas têm asas?”, “Como eles conseguem voar?” foram algumas das perguntas que as crianças do Nível 3B fizeram à professora do Laboratório de Biologia, Tanilene Persch, em atividade realizada na manhã de terça-feira, 23 de abril. A turma foi até o Laboratório uma conversa sobre as aves, relacionada ao projeto “Bichos com penas”. Lá, puderam, ainda, observar ovos, pés, bicos, penas de pássaros e até ninhos de João-de-barro. Elas também aprenderam sobre um bicho que tem asa, mas não é ave: o morcego.

Na segunda-feira, 29 de abril, as crianças instalaram casinhas para pássaros em alguns pontos dos pátios da Educação Infantil. Durante a atividade, conversaram sobre que tipos de pássaros poderiam se abrigar nas casinhas e sobre algumas caraterísticas das aves. As casinhas foram pintadas pelas crianças em sala de aula, na sexta-feira, 25 de abril.

Já na sexta-feira, 17 de maio, as crianças fizeram uma saída de estudos para a Quinta da Estância Grande. Lá, observaram pavões, araras, tucanos, galinhas, perus, urubu-rei, patos, gansos, codornas e diferentes tipos de ovos.

Para descobrir como os pássaros voam, as crianças foram até o Laboratório de Física, na quarta-feira, 22 de maio. Lá, o professor Gentil Bruscato fez uma experiência com uma máquina de vento, uma bola de isopor e uma folha para explicar como os pássaros voam e como eles conseguem voar.

Na sexta-feira, 24 de maio, a turma foi ao Laboratório de Matemática para explorar os tamanhos pequeno, médio e grande a partir de figuras de animais com penas.