Estudantes conquistam medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática

21 de maio de 2019

102 estudantes do Colégio Farroupilha conquistaram medalhas de Ouro, Prata e Bronze na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (OIMSF), somando 204 medalhas, sendo 150 de Ouro (64 nacionais e 86 estaduais), 38 de Prata (22 nacionais e 16 estaduais) e 16 de Bronze (todas nacionais). A prova foi realizada no 05 de abril por 331 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Todas os anos e séries tiveram grupos premiados.

Este é o quarto ano que o Farroupilha participa da OIMSF e, em todos eles, teve equipes convidadas para competições no exterior. Em 2018, um grupo de estudantes do Ensino Médio participou da Asia International Mathematical Olympiad (AIMO, na Tailândia. Em 2017, um grupo de estudantes da 3ª série do Ensino Médio também participou da AIMO, que naquele ano foi na Malásia. Já em 2016, o primeiro ano em que o Farroupilha participou da OIMSF, um grupo de estudantes medalhistas participou da 22ª Olimpíada Internacional de Ciências, Matemática, Habilidade Mental e Eletrônica (QUANTA), na Índia.

A OIMSF

A Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (OIMSF) é a seção brasileira do evento internacional Mathématiques sans Frontières, criado em 1990 pela Académie de Strasbourg em conjunto com a Inspection Pédagogique Régionale de Mathématiques e o IREM (Institut de Recherche sur l’Enseignement des Mathématiques) e organizado pela Association Mathématiques sans Frontières, com sede em Strasbourg, Alsácia, França. No Brasil, a Olimpíada Internacional de Matemática é organizada pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (Rede POC).