FARROUPS TECH APRESENTA ROBÔ PROGRAMÁVEL EDUCACIONAL AOS ANOS INICIAIS

18 de abril de 2019

Os professores do Ensino Fundamental – Anos Iniciais foram os primeiros a conhecer uma novidade adquirida pelo Colégio: o RoPE – Robô Programável Educacional, durante atividade da Farroups Tech 2019, na noite de quarta-feira, 17 de abril.

“O brinquedo de programar possibilita que o jovem entre em contato com alguns conceitos de lógica, matemática e pensamento computacional desde muito cedo. Ele começa brincando, de forma lúdica, mas já vai aprendendo a testar hipóteses, resolver problemas, fazer estimativas”, explicou o responsável pelo desenvolvimento do RoPE, professor dr. André Raabe.

Acompanhado pela professora Tatiane do Rosário, que utilizou o RoPE em suas aulas e pesquisa de mestrado, André apresentou as possibilidades de uso do robô aos professores do Farroupilha, que participaram de uma atividade prática para desenvolver propostas para uso do recurso em suas aulas.

Desenvolvido a partir de pesquisas realizadas no LITE – Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação da Univali, o RopE é um brinquedo de programar que possibilita as crianças a partir dos 3 anos a começarem a ter contato com o pensamento computacional. O recurso será utilizado, primeiramente, como suporte a diferentes propostas trabalhadas nas aulas dos Anos Iniciais.

 

VEM AÍ NA FARROUPS TECH

CUIDAR É BÁSICO SOBRE SEGURANÇA NA INTERNET

Na segunda-feira, 22 de abril, às 19h, o procurador de justiça Júlio Almeida e a psicóloga Carolina Lisboa farão abordarão o tema “Universo digital: com o que devemos nos preocupar?”. A atividade integra o programa Cuidar é Básico e é aberta às famílias e aos educadores de todos os níveis de ensino. Não há necessidade de inscrição prévia.