Serviço de Apoio à Aprendizagem na unidade Três Figueiras

8 de abril de 2019

Com o objetivo de oferecer um suporte às necessidades de cada estudante, o Colégio Farroupilha disponibiliza laboratórios equipados e com profissionais especializados para apoiá-lo em seus estudos, seja para tirar dúvidas, reforçar, praticar ou aprofundar os conhecimentos. O serviço de Apoio à Aprendizagem está incluso na mensalidade escolar.

Os atendimentos de Apoio à Aprendizagem ocorrem em pequenos grupos e devem ser agendados diretamente com as equipes dos laboratórios ou pelo contato telefônico da Recepção Administrativa (3455.1860). Os professores dos componentes curriculares também podem indicar monitoria para os estudantes que necessitarem de apoio.

Os estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Ensino Médio contam com laboratórios de Biologia, Química, Física, Matemática, Português e de Ciências Humanas, além do Laboratório de Línguas Estrangeiras (Alemão e Inglês), que, assim como o Laboratório de Aprendizagem, oferece suporte a estudantes dos Anos Iniciais.

Saiba como agendar o serviço e conheça as normas de funcionamento dos laboratórios:

1. 1. Os atendimentos devem ser agendados com, pelo menos, um dia de antecedência e realizados no turno inverso às aulas do estudante. O agendamento pode ser realizado tanto pelo responsável quanto pelo estudante, presencialmente ou pelos telefone da Recepção Administrativa (3455.1860).
  2. 2. No horário agendado, o estudante deve se dirigir ao laboratório de interesse.
  3. 3. Cada atendimento tem duração de 50 minutos (1 período), sendo realizado em pequenos grupos.
  4. 4. É permitido que cada estudante realize um atendimento por dia em cada Laboratório.
  5. 5. O estudante deve comparecer ao atendimento com material apropriado para o estudo: livro didático, caderno de aula, demais materiais disponibilizados pelos professores, lápis, borracha, entre outros.
  6. 6. De acordo com a proposta específica de cada Laboratório, poderão ser fornecidas Listas de Exercícios presencialmente.
  7. 7. Em caso de não comparecimento ao atendimento, o estudante ou responsável deve comunicar o Laboratório com antecedência.
  8. Horários de funcionamento e localização dos Laboratórios:

Laboratório Horário de Funcionamento* Localização
Laboratório de Matemática De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h40 às 18h10. 3º andar do prédio A
Laboratório de Biologia De segunda a quarta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h40 às 18h10.

Quinta-feira, das 7h30 às 12h.

Sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h40 às 16h10*.

3º andar do prédio B, com acesso pelo prédio A
Laboratório de Física De segunda a quinta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h40 às 18h10.

Sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 14h às 15h40*.

3º andar do prédio B, com acesso pelo prédio A
Laboratório de Química De segunda a quinta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h40 às 18h10.

Sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h40 às 16h10*.

3º andar do prédio B, com acesso pelo prédio A
Laboratório de Português De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h40 às 18h10. 2º andar do prédio A
Laboratório de Ciências Humanas Segunda e sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h40 às 17h40.

Terça-feira, das 8h às 12h e das 13h40 às 18h10.

Quarta e quinta-feira, das 13h40 às 18h10.

3º andar do prédio B, com acesso pelo prédio A

* Os horários de funcionamento dos laboratórios são os citados na tabela, porém, os atendimentos são realizados conforme agenda específica.

Laboratório de Línguas Estrangeiras

Os estudantes das unidades Correia Lima (Anos Iniciais e Finais) e Três Figueiras (Anos Iniciais, Finais e Ensino Médio) que apresentem alguma dificuldade na aprendizagem dos idiomas Alemão e Inglês, são convidados a aulas de apoio. Após contato da escola, as famílias devem agendar os horários de atendimento. O Laboratório de Línguas Estrangeiras funciona nos seguintes horários:

Laboratório Ano/Série Horários de funcionamento* Local
Língua alemã A partir do 5º ano Segunda a sexta, das 8h20 às 11h10 e das 13h40 às 17h20.

1º andar do prédio administrativo, com entrada ao acesso C
Língua Inglesa Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio Segunda a sexta das 8h30 às 12h e das 13h40 às 18h10.

1º andar do prédio administrativo, com entrada ao acesso C

* Os horários de funcionamento do laboratório são os citados na tabela, porém, os atendimentos são realizados conforme agenda específica.

Laboratório de Aprendizagem dos Anos Iniciais

Já os estudantes do Ensino Fundamental – Anos Iniciais têm à disposição o Laboratório de Aprendizagem, que conta com equipe de psicopedagogia especializada no apoio ao desenvolvimento de competências e habilidades em que os estudantes apresentarem dificuldades. São os professores e a equipe do SOE – Serviço de Orientação Educacional que encaminham os estudantes dos Anos Iniciais ao atendimento do Laboratório de Aprendizagem. Os horários são combinados com as famílias, no turno inverso ao da aula regular.