Farroupilha conquista primeiro lugar em Prêmio Nacional de Educação

27 de março de 2019

O Colégio Farroupilha conquistou o primeiro lugar no Prêmio Nacional de Gestão Educacional 2019, na categoria Gestão Acadêmica, com o Programa ConViver Bem, lançado pela escola em 2018.  A cerimônia de premiação aconteceu na tarde de quarta-feira, 27 de março, durante o XVII Congresso Brasileiro de Gestão Educacional, em São Paulo.

O Farroupilha é a única instituição do Rio Grande do Sul premiada nesta edição – ao todo, mais de 70 instituições de todo o país enviaram cases para a premiação. Esse, é o quarto ano consecutivo que o Colégio participa e é premiado.

“Conviver bem é uma necessidade deste século. No Farroupilha, temos diferentes ações que envolvem toda a comunidade escolar em torno dessa temática, como o código de convivência , construído coletivamente e que define a forma como devemos conviver no ambiente escolar, e a convenção realizada anualmente com todos os educadores, que estabelece as diretrizes que nortearão todo o trabalho. Assim, ser reconhecido nacionalmente é motivo de orgulho para todos que fazem parte do Farroupilha”, afirma a diretora pedagógica Marícia Ferri, que representa o Colégio na premiação, junto com a orientadora pedagógica Marília Dal Moro e a gestora de Comunicação e Marketing, Sabrina Onzi.

O Programa

O programa ConViver Bem busca, por meio de suas ações, reforçar a importância do equilíbrio e da empatia nas relações entre todos aqueles que fazem parte da comunidade escolar do Colégio Farroupilha. A proposta relaciona-se, ainda, com os valores institucionais e com a missão de formar cidadãos competentes, éticos e globais e vai ao encontro de outras iniciativas que direcionam o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais dos estudantes.

Desde 2016, os educadores da escola, orientados pelas equipes de Coordenação Pedagógica e de Serviço de Orientação Educacional e Psicologia Escolar, vêm desenvolvendo práticas embasadas na Matriz Socioemocional do Colégio Farroupilha, cujos eixos norteadores – identidade, convivência e cidadania – permeiam diferentes projetos e ações educativas. Assim, o programa ConViver Bem é um desdobramento do trabalho desenvolvido no eixo convivência, estruturado na Matriz no sentido de promover habilidades com esse viés.

Entre as ações promovidas em 2018, estão as atividades de combate ao bullying, a oferta de cursos sobre inteligência emocional e comunicação não violenta aos educadores e a construção conjunta e o relançamento do Código de Conduta e Convivência da escola.

Histórico de Premiações

O Farroupilha participa do PNGE desde 2015, quando foi ouro na categoria Relacionamento com os Clientes com o “Programa de Atendimento Farroupilha”. Em 2016, a escola foi ouro nas categorias Gestão Acadêmica e Responsabilidade Social, com os cases “Escola de Professores Inquietos: transformação por meio da educação” e “Doar tempo para ajudar as pessoas: o Colégio Farroupilha e a plataforma Social Funding”, e prata com o projeto “O novo site e aplicativos do Colégio Farroupilha na comemoração dos seus 128 anos” recebeu a prata na categoria Gestão Administrativa.

Em 2017, o Colégio foi novamente contemplado em duas categorias: ouro na categoria Gestão Administrativa e de Comunicação, com o case “Planejamento Estratégico Farroupilha”, e prata na categoria “Responsabilidade Social”, com o case “Quando eu Crescer: projetar o futuro como forma de superação”.

Já em 2018, o Farroupilha foi Prata no PNGE com os cases “Projeto LAR – Uma casa-laboratório para aprendizagem ‘mão na massa’ e transdisciplinar”, na categoria Gestão Acadêmica e “Todos Somos Educadores – A valorização dos diferentes profissionais que trabalham no Colégio Farroupilha”, na categoria Gestão Administrativa e de Comunicação.