Ambulatório Escolar: prevenção e promoção da saúde

15 de março de 2019

O Ambulatório, presente na instituição há mais de 30 anos, tem atuação ampla no que se refere à prevenção e promoção da saúde. O setor é composto por uma enfermeira e três técnicas de enfermagem que prestam o primeiro atendimento e, quando necessário, encaminham as ocorrências para a Unimed, via convênio com o programa SOS Unimed. Toda a vez que o estudante é atendido pelo Ambulatório Escolar, a família recebe o registro e o detalhamento via Portal dos Pais e aplicativo.

Administração de medicamentos: qualquer tipo de medicação (antitérmico, analgésicos, antibióticos, anti-inflamatórios, antialérgicos, entre outros) só pode ser administrada mediante apresentação da receita médica com data e prazo de validade, conforme recomenda a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Os medicamentos deverão ser providenciados e entregues pela família, em suas embalagens originais, e só serão manipulados durante o período descrito na receita. Quando possível, pedimos à família que evite a administração dos medicamentos durante o horário escolar, em função do grande número de doses na rotina da instituição, o que pode comprometer as atividades educativas. O Ambulatório não conta com estoque de remédios próprio, por isso toda e qualquer medicação deverá ser levada pelo estudante (no caso de estudantes menores entregues pelos pais), juntamente com sua receita, no Ambulatório. Por questões de segurança, não orientamos deixar os medicamentos nas mochilas. É fundamental que, ao chegar à escola, o estudante já os levem para o Ambulatório.

Atestados médicos: os atestados médicos devem ser entregues para o professor responsável da turma (Educação Infantil e Anos Iniciais) ou para os Auxiliares de Coordenação (Anos Finais e Ensino Médio).

Doenças infectocontagiosas: para casos em que o estudante tenha contraído doença infectocontagiosa, é necessário que a família comunique o nível de ensino e o Ambulatório Escolar, e que o estudante tenha a liberação médica (atestado) para retorno à escola.

Urgências e emergências: o Colégio conta com a cobertura do SOS Unimed para urgências durante o período de atividades escolares em Porto Alegre. O procedimento adotado pela equipe será de promover o atendimento inicial, entrar em contato com a família e acionar a Unimed para as devidas providências zelando sempre pela saúde do estudante. Em diferentes pontos do Colégio a comunidade escolar encontra placas com o número de atendimento da Unimed (0800 7070 007). O contato só deve ser feito na ausência da equipe do Ambulatório e em casos de urgência e emergência.

O Ambulatório Escolar funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30. Mais informações pelo telefone 3455.1825.