Inscrições abertas para a Olimpíada Nacional em História do Brasil

12 de março de 2019

Estão abertas, até o dia 26 de abril, as inscrições para a 11ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil, desenvolvida pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Podem participar grupos de três estudantes do 8º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª à 3ª série do Ensino Médio, sempre acompanhados por um professor de História.

As inscrições devem ser realizadas no site da ONHB e os estudantes podem solicitar mais informações ou apoio do Laboratório de Ciências Humanas, pessoalmente no 3º andar do prédio B – unidade Três Figueiras, ou por telefone: 3455.1885.

A Olimpíada conta seis fases on-line e uma final presencial, que acontecerá na Unicamp nos dias 17 e 18 de agosto. A primeira fase da Olimpíada começa em 06 de maio.

Farroupilha Premiado

Em 2018, a equipe do Ensino Médio do Colégio Farroupilha foi premiada com Prata na ONHB. Composta pelas estudantes Angela Haase, Júlia Heller e Raíssa Borowski e pela professora Maria Aparecida de Almeida, a equipe foi a única da região sul do Brasil a ser premiada na final.

A ONHB

A Olimpíada de História possui é voltada para professores e estudantes dos ensinos Fundamental (8º e 9º anos) e Médio de escolas públicas e particulares. Em 2018, quando completou 10 anos, a ONHB atingiu número de recorde de inscritos com 14,3 mil equipes, um total de 57,5 mil participantes de todos os estados brasileiros, com maior destaque para a região Nordeste com 67% de equipes finalistas.

A competição conta com seis fases online, além da final presencial realizada na Unicamp, em Campinas-SP. As provas são realizadas durante as etapas – com duração de uma semana cada – pelas equipes formadas por um professor de História e três alunos.

As respostas (questões de múltipla escolha e realização de tarefas) podem ser elaboradas pelos participantes com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet, orientação do professor, além de uma gama de documentos e referências oferecidas.

Ao completar as seis fases online, as equipes finalistas participam da grande final presencial na Unicamp, nos dias 17 e 18 de agosto. Na final, os grupos realizam uma prova dissertativa no sábado e, no dia seguinte, participam da premiação com entrega de medalhas. (Fonte: site da ONHB)

Mais informações: Laboratório de Ciências Humanas – 3455.1885

Site oficial: www.olimpiadadehistoria.com.br