Artes Visuais, Física e Matemática em atividade sobre cubo mágico

12 de março de 2019

Nos dias 11 e 12 de março, as turmas da 2ª série do Ensino Médio estiveram no Laboratório Compartilhado de Física e Matemática para uma atividade envolvendo as duas disciplinas e Artes Visuais. Os estudantes tiveram contato com uma gravura da Idade Média, intitulada “Melancholia I”, realizada pelo artista alemão Albrecht Dürer, e analisada há tempos por médicos, historiadores, matemáticos, astrônomos e outros porque nela aparece a imagem de um Quadrado Mágico, cuja simbologia o artista descreve minuciosamente em sua obra.

A atividade iniciou no Laboratório de Matemática, onde a auxiliar do Laboratório, Paola Rossato Bernardo, lançou o desafio de, em grupos, os estudantes criarem o seu próprio quadrado mágico, utilizando números que tivessem significados pessoais para eles. O próximo passo será na aula de Artes Visuais. A partir da obra do artista, as turmas farão uma leitura da imagem e uma releitura com o uso de elementos da linguagem visual e atribuição de significados às imagens construídas no Laboratório de Matemática.

A conclusão da atividade acontecerá no Laboratório de Física para os estudantes conhecerem a relação dos planetas do sistema solar com os quadrados mágicos e como usá-los em suas produções artísticas. O resultado poderá ser conferido na Mostra do Conhecimento do Ensino Médio, no mês de setembro.