CONVIVER BEM É FINALISTA DO PNGE

11 de março de 2019

O programa ConViver Bem, lançado pelo Colégio Farroupilha no ano passado, é uma das três instituições finalistas do Prêmio Nacional de Gestão Educacional 2019, na categoria Gestão Acadêmica. A classificação (ouro, prata ou bronze) será conhecida no dia 27 de março, durante o XVII Congresso Brasileiro de Gestão Educacional, que acontece em São Paulo.

O programa ConViver Bem busca, por meio de suas ações, reforçar a importância do equilíbrio e da empatia nas relações entre todos aqueles que fazem parte da comunidade escolar do Colégio Farroupilha. A proposta relaciona-se, ainda, com os valores institucionais e com a missão de formar cidadãos competentes, éticos e globais e vai ao encontro de outras iniciativas que direcionam o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais dos estudantes.

Desde 2016, os educadores da escola, orientados pelas equipes de Coordenação Pedagógica e de Serviço de Orientação Educacional e Psicologia Escolar, vêm desenvolvendo práticas embasadas na Matriz Socioemocional do Colégio Farroupilha, cujos eixos norteadores – identidade, convivência e cidadania – permeiam diferentes projetos e ações educativas. Assim, o programa ConViver Bem é um desdobramento do trabalho desenvolvido no eixo convivência, estruturado na Matriz no sentido de promover habilidades com esse viés.

Entre as ações promovidas em 2018, estão as atividades de combate ao bullying, a oferta de cursos sobre inteligência emocional e comunicação não violenta aos educadores e a construção conjunta e o relançamento do Código de Conduta e Convivência da escola.

Histórico de premiações

O Farroupilha participa do PNGE desde 2015, quando foi ouro na categoria Relacionamento com os Clientes com o “Programa de Atendimento Farroupilha”. Relembre aqui. Já em 2016, a escola foi destaque na premiação, garantindo ouro nas categorias Gestão Acadêmica e Responsabilidade Social com os cases “Escola de Professores Inquietos: transformação por meio da educação” e “Doar tempo para ajudar as pessoas: o Colégio Farroupilha e a plataforma Social Funding”, e prata com o projeto “O novo site e aplicativos do Colégio Farroupilha na comemoração dos seus 128 anos” recebeu a prata na categoria Gestão Administrativa.

Em 2017, o Colégio foi novamente contemplado em duas categorias: ouro na categoria Gestão Administrativa e de Comunicação, com o case “Planejamento Estratégico Farroupilha”, e prata na categoria “Responsabilidade Social”, com o case “Quando eu Crescer: projetar o futuro como forma de superação”.

Já em 2018, o Farroupilha foi Prata no PNGE com os cases “Projeto LAR – Uma casa-laboratório para aprendizagem ‘mão na massa’ e transdisciplinar”, na categoria Gestão Acadêmica e “Todos Somos Educadores – A valorização dos diferentes profissionais que trabalham no Colégio Farroupilha”, na categoria Gestão Administrativa e de Comunicação.