Dia Mundial da Internet Segura: ações para um ambiente digital mais positivo

5 de fevereiro de 2019

Hoje, 05 de fevereiro, é o Dia Mundial da Internet Segura (SID – Safer Internet Day). Adotada por mais de 140 países, a data marca, em 2019, discussões sobre o tema “Juntos por uma internet mais positiva”.

Para fornecer à comunidade escolar dicas sobre o uso mais seguro e consciente do ambiente digital, o Farroupilha lançou, em 2018, o “Guia de Segurança e Ética Digital: Uma questão de cuidado”, disponível on-line. (Acesse aqui). O documento contém dicas e informações sobre o uso responsável da internet, das redes sociais e dos aplicativos de comunicação instantânea. O material é uma atualização do “Guia de Postura nas Redes Sociais”, de 2012.

A busca por uma internet mais positiva está, ainda, vinculada ao programa ConViver Bem, que promove ações de valorização e de incentivo ao Bom Relacionamento dentro e fora do ambiente escolar, bem como nos meios digitais.

No Brasil, o principal evento em alusão ao Dia Mundial da Internet Segura acontece em São Paulo e é promovido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e a SaferNet Brasil.  O evento será transmitido e ficará disponível on-line (Clique aqui para saber mais).