Colégio recebe 1ª obra de Eduardo Kobra em Porto Alegre

16 de janeiro de 2019


O novo prédio do Colégio Farroupilha, que será inaugurado na volta às aulas, em 18 de fevereiro, ainda recebe os últimos acabamentos. Porém, desde terça-feira, 15 de janeiro, já é possível perceber um colorido em um área de 14m x 14m localizada em frente ao Campão. Um dos mais reconhecidos muralistas da atualidade, o artista Eduardo Kobra, realizou a sua primeira obra em Porto Alegre, no Colégio Farroupilha.

A homenagem é para o poeta gaúcho Mario Quintana, que recebeu os traços característicos de Kobra: os losangos coloridos. O trabalho levou seis dias para ser concluído. Aproveitando a sua vinda a Porto Alegre, Kobra visitou a Casa de Cultura Mario Quintana.

A obra foi realizada a partir de retrato realizado e cedido pelo fotógrafo Adolfo Gerchmann, e autorizado para uso pela família do poeta, representada pela sobrinha-neta, Elena Quintana.

A intervenção realizada no Colégio foi destaque em alguns veículos de comunicação:

Revista Veja
Jornal Zero Hora

Em função das obras de melhorias, a comunidade escolar não pode acessar, ainda, o novo prédio e o Campão para conhecer a intervenção de Eduardo Kobra. 

Sobre Eduardo Kobra

Em dezembro do ano passado, o artista foi eleito uma das personalidades de 2018 pelo guia cultural americano Time Out. Em sua carreira ele já projetou 500 murais ao redor do mundo, retratando diferentes personalidades. Somente em Nova York ele tem 19 murais, entre eles um trabalho de cinco andares de Michael Jackson, na lateral de um edifício localizado na esquina da East 11th Street com a First Avenue.

No Rio Grande do Sul, Kobra esteve em 2010 em Santa Maria, onde pintou o Muro da Memória nos fundos da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide.