Educação Financeira

23 de novembro de 2012

""

A educação financeira não era, ainda, tema de discussão frequente, mas a Luterprev Previdência Complementar decidiu implantar, em 2002, o Programa de Educação Financeira (PEF) com a missão de levar a alunos de várias faixas etárias e níveis de ensino conhecimentos e atividades para despertar sua compreensão da realidade financeira. Os conteúdos abordados partem do básico, como a história do dinheiro, compras à vista e a prazo, consumo e consumismo, orçamento doméstico, passando por sustentabilidade, solidariedade e empreendedorismo.

Os professores que respondem pela aplicação do PEF no Colégio Farroupilha recebem capacitação da Luterprev, com a participação de economistas do Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul (Corecon/RS), com quem a organização mantém convênio. Igualmente colabora com o Programa, a Fundação Luterana de Diaconia (FLD), responsável pelos conteúdos de economia solidária.

Além do Farroupilha, outras 16 instituições de ensino do RS e de SC participam do PEF. Empresas e clientes de planos corporativos da organização também podem participar do programa com ações pontuais, como cursos de curta duração, oficinas e palestras.

Sobre o livro
Para registrar a passagem dessa primeira década do PEF, a Luterprev publicou um livro comemorativo, que registra a trajetória da iniciativa. “Queremos que sirva como guia e incentivo para que outras organizações adotem a educação financeira como bandeira”, diz o diretor de Gestão Mercadológica da Luterprev e coordenador-executivo do Programa, Paulo Ricardo Dienstmann.

Com capítulos dedicados à história e à metodologia utilizada no desenvolvimento do PEF em sala de aula, a maior parte da obra, no entanto, é dedicada a relatos de professores, alunos e diretores, que falam de sua experiência com as atividades do Programa no dia a dia das escolas. Os exemplares do livro, que recebeu edição de luxo, estão sendo distribuídos a escolas públicas do Rio Grande do Sul, com o objetivo de que a experiência da Luterprev possa ser disseminada.

Sobre a Luterprev
A Luterprev Previdência Privada é uma organização independente, não ligada a banco, sem fins lucrativos, e que opera exclusivamente soluções em previdência privada, desde 1922 ( com a atual denominação, desde 1993) Com sede em Porto Alegre, tem como objetivo de negócio prover renda às pessoas, sendo líder do mercado nacional em planos PRGP (Plano com Remuneração Garantida e Performance). Administra atualmente R$ 100 milhões de reais para uma carteira de seis mil clientes.