Notícias

Sogipa recebe exposição sobre os 160 anos da ABE 1858

13 de agosto de 2018

Entre os dias 15 e 24 de agosto, a Sogipa receberá a exposição “Memórias Compartilhadas: uma viagem pelas origens da ABE 1858”. A mostra estará no Espaço Alternativo – entrada pela Sede Social (Rua Barão do Cotegipe, 400 – Bairro São João). Além de abordar a trajetória da ABE 1858, a mostra leva aos visitantes aspectos da história da educação e do Rio Grande do Sul, desde a imigração alemã em 1824, passando pelo crescimento da cidade de Porto Alegre, a partir da criação de instituições como o GNU e o Hospital Moinhos de Vento. Na terça-feira, 14 de agosto, às 19h30, acontece um coquetel de abertura para a diretoria no local.

A escolha por passar pela Sogipa é uma forma de homenagear o passado comum das duas instituições. Também fundada por imigrantes alemães, a Sogipa exerceu um papel importante na história da ABE 1858 ao ceder espaço para as aulas de ginástica dos estudantes do Colégio Farroupilha. Com o passar dos anos, as duas instituições consolidaram-se no cenário estadual, tornando-se referências em suas áreas de atuação.

A exposição, lançada no Colégio Farroupilha em 21 de março, já passou por outros locais da cidade, como o Grêmio Náutico União (GNU), Hospital Moinhos de Vento e Shopping Iguatemi.



Compartilhe