FALECIMENTO DE FERNANDO CARLOS BECKER, PRESIDENTE DA ABE 1858

4 de maio de 2022

A Associação Beneficente e Educacional de 1858 (ABE 1858) comunica, com pesar, o falecimento do seu presidente, Fernando Carlos Becker, aos 87 anos, ocorrido na madrugada desta quarta-feira, 04 de maio.

A cerimônia de despedida acontecerá nesta quinta-feira, 05 de maio, das 7h às 17h, na Capela B do Cemitério São Miguel e Almas (Av. Oscar Pereira, 400 – Azenha).

Fernando Carlos Becker, ex-aluno do Farroupilha, assumiu a presidência da mantenedora do Colégio em 2010, mas a sua ligação com o Colégio Farroupilha é de longa data. Nascido em Pelotas, ele mudou-se para Porto Alegre em 1943 ao lado dos pais, Jacob Carlos Becker e Agatha Irma Becker. Três anos depois, em 1946, seu pai tornou-se membro da ABE 1858 e assumiu o cargo de 2º tesoureiro.

Em 1944, Fernando Carlos Becker iniciou no 4º ano do Curso Primário do Colégio Farroupilha, no Velho Casarão. Foi ali que ele concluiu o Ginásio e o Curso Científico, em 1952. Como estudante da escola, fez parte do Clube Excursionista Serra do Mar (CESM), que tinha o objetivo de conhecer o Rio Grande do Sul por meio de excursões a cachoeiras, morros, praias e cavernas. A participação no CESM, em que produzia as atas das reuniões e organizava diversos eventos, foi fundamental para o seu futuro profissional, já que para a administração do Clube era preciso um grande envolvimento. Foi no Colégio Farroupilha que Fernando conheceu a sua esposa, Vera Maria Hemb. Ela foi aluna na instituição de 1944 a 1955. O casal tem três filhos, também ex-alunos: Fernando Augusto Becker, André Luiz Becker e Miguel Hemb Becker.

Formado em Engenharia Mecânica e Eletricista pela UFRGS, ele foi diretor da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), do Rotary Club São João de Porto Alegre, da Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (SOGIPA) e da Federação Gaúcha de Clubes Sociais, Esportivos e Culturais (FEDERACLUBES). Tornou-se membro da ABE 1858 em 1982, atuando na Diretoria como Conselheiro; em 1984, passou a exercer a função de 2º Vice-Presidente; em 1995, tornou-se 1º Vice-Presidente e, em 2010, como Presidente da Mantenedora, cargo que ocupou voluntariamente até este ano.

Compromisso com o próximo

Em toda a sua trajetória profissional, Fernando Carlos Becker sempre esteve à frente de ações em favor das comunidades. Em seus 50 anos no Rotary Club São João, participou da organização e promoção de campanhas de auxílio e angariação de fundos para as Aldeias Cristãs SOS, e criou uma forma de participação mais efetiva nas plenárias realizadas, o que resultou na união dos membros da entidade e em ações concretas em prol de trabalhos comunitários.

Em parceria com o Rotary Club São João e a SOGIPA, promoveu a ação “A Paz une Caminhos”, que consistia na realização de torneios escolares esportivos, principalmente de atletismo, para descobrir jovens talentos entre oito e 16 anos, os quais eram encaminhados, posteriormente, para as equipes competitivas da SOGIPA. A competição reunia atletas de Porto Alegre, da Região Metropolitana e de outras cidades do Estado, e contava com o apoio da Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul (FAERGS), da Faculdade Sogipa de Educação Física, da Federação do Desporto Escolar do Rio Grande do Sul (FDERS) e da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Distinção Fernando Carlos Becker

Em 2020, o Colégio Farroupilha instituiu a distinção Fernando Carlos Becker, em reconhecimento à empatia e à solidariedade. A importância de destacar ações coletivas e solidárias é também uma forma de reconhecer o compromisso social que a escola tem com a formação de cidadãos competentes, éticos e globais. O troféu é entregue na cerimônia de conclusão do Ensino Médio.