Exposição Memórias Compartilhadas no GNU até 20/04

6 de abril de 2018

Na noite de quarta-feira, 04 de abril, aconteceu o coquetel de lançamento da exposição itinerante “Memórias Compartilhadas: uma viagem pelas origens da ABE 1858”, em comemoração aos 160 anos da Associação Beneficente e Educacional de 1858 (ABE 1858), no Grêmio Náutico União (GNU). A mostra fica na Sede Alto Petrópolis do GNU, até o dia 20 de abril, e integra a programação comemorativa ao aniversário do clube. Veja aqui algumas fotos.

“Ao cumprimentarmos o Grêmio Náutico União pelos seus 112 anos, não podemos deixar de dizer o quanto somos honrados por, entre as nossas Memórias Compartilhadas, sermos parte da história do GNU”, afirmou o presidente da ABE 1858, Fernando Carlos Becker, na solenidade. Em sua fala, Becker lembrou que foi um grupo de seis estudantes do Colégio Farroupilha que, em 1906, fundaram o Grêmio Náutico União. Apaixonados por remo e sem ter onde praticá-lo em Porto Alegre, devido à faixa etária, os meninos criaram a Ruder Verein Freundschaft (Sociedade de Regatas Amizade), nome que persistiu no GNU até 1927.

“Hoje o nosso clube tem a honra de receber essa instituição que faz parte da construção do estado do Rio Grande do Sul”, declarou o presidente do conselho superior do GNU, Sergio Alexandre Chedas Bechelli. Ele destacou que os meninos que fundaram o GNU já tinham consigo os valores do Colégio Farroupilha. “Seis meninos que já traziam a disciplina e o empreendedorismo da formação do Farroupilha, além do amor pelo rio, uniram esses elementos e, com sua visão inovadora, fundaram a Sociedade de Regatas da Amizade.

Após a solenidade, acompanhados pelo vice-presidente cívico do Grêmio Náutico União, Alexandre Makariewicz, Becker e Bechelli abriram oficialmente a exposição. Também estavam presentes na cerimônia a diretora pedagógica, Marícia Ferri, e o diretor administrativo do Colégio Farroupilha, Milton Fattore, a autora e o ilustrador do livro Memórias Compartilhadas, Alice Jacques e Carlos Augusto Pessoa de Brum, que também é ex-aluno do Farroupilha, além de membros do GNU, da ABE 1858, ex-alunos, estudantes e demais membros da comunidade escolar.

A exposição Memórias Compartilhadas percorrerá outros locais que fazem parte da história da ABE 1858, como o Hotel Plaza São Rafael e a Sogipa.