Notícias

Memórias Compartilhadas no Plaza São Rafael: De 07 a 21/11

7 de novembro de 2018

Entre os dias 07 e 21 de novembro, a exposição “Memórias Compartilhadas: uma viagem pelas origens da ABE 1858”, que comemora os 160 anos da mantenedora do Colégio Farroupilha, estará no Plaza São Rafael Hotel – Lobby do Piano (Av. Alberto Bins, 514 – Centro Histórico). Este é o último local por onde a mostra itinerante passará. Inaugurada no Colégio Farroupilha, passou também pelo Grêmio Náutico União, Hospital Moinhos, Shopping Iguatemi e Sogipa.

Ao chegar no Plaza São Rafael, celebra o passado comum das duas instituições, já que a primeira sede própria do Colégio Farroupilha, adquirida em 1895, ficava onde hoje está construído o hotel. Conhecido como “Velho Casarão”, o prédio abrigou as aulas de meninos e, mais tarde, de meninas do Farroupilha, por 67 anos, quando a escola se mudou para o bairro Três Figueiras, marcando a história da instituição e dos que nela estudaram.

Na exposição, além de conhecer a trajetória da ABE 1858, o visitante é convidado é a descobrir aspectos da história da educação e do Rio Grande do Sul, desde a imigração alemã em 1824, passando pelo crescimento da cidade de Porto Alegre, a partir da criação de instituições como o GNU, a Sogipa e o Hospital Moinhos de Vento.

Comemorações:
Ao longo de todo o ano, outras atividades celebraram o 160º aniversário da ABE 1858: Jantar Baile na Associação Leopoldina Juvenil; lançamento do livro e exposição “Memórias Compartilhadas”; ações no Colégio Farroupilha. No domingo, 11 de novembro, acontecerá a Farroupilha Run, corrida com três opções de trajeto (saiba mais aqui).

Exposição Memórias Compartilhadas: uma viagem pelas origens da ABE 1858
Local: Plaza São Rafael Hotal – Lobby do Piano
Endereço: Av. Alberto Bins, 514 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS
Visitação: De 07 a 21 de novembro, entrada gratuita.

Compartilhe